As pessoas estão satisfeitas trabalhando na minha empresa?

As pessoas estão satisfeitas por trabalhar na minha empresa?

Quem, empresário, diretor ou profissional de RH, ainda não se fez essa pergunta?

É claro que o seu “feeling” diz alguma coisa, mas estará você correto nessa avaliação subjetiva?

Falta coragem para perguntar?

Então esteja certo, mais cedo ou mais tarde você precisará fazê-lo.

Pesquisa de Clima Organizacional

E as respostas? Serão aquelas que você imagina? Esteja preparado para ouvir muitas verdades, elas poderão ser bem diferentes do que você pensa.
E isso é bom ou ruim?

Aí a resposta é: depende!

Depende do que você pretende fazer com as informações que obtiver. O que não dá mais para nenhum empresário ou profissional de RH fazer, é enfiar a cabeça na terra como se fosse um avestruz, pois os problemas não desaparecerão por si só.

É preciso coragem para enfrentar as opiniões das pessoas que sejam contrárias às suas. Simplesmente ignorá-las não as modificará, pelo contrário, poderão se intensificar e quando menos você espera sua produtividade vai para o brejo. A motivação fica abaixo de zero e o comprometimento fica guardado no armário do vestiário.

Trabalhar para a sua empresa passa a ser encarado como destino cármico – “já que eu tenho que sofrer… paciência…”. Dá para imaginar uma empresa onde as pessoas comparecem para trabalhar pensando que estão “vendendo a alma para o diabo”? Claro que dá. Temos muitas empresas assim no Brasil e no mundo. Todos nós conhecemos algumas ou pelo menos conhecemos alguém que trabalha para uma delas.

Essa empresa está fadada ao fracasso.

As empresas só existem por causa das pessoas que nela trabalham, seja como proprietários, diretores, gerentes, administrativos, operacionais ou braçais (ainda há empresas que contratam mão-de-obra e não cérebros-de-obra) e têm a exata amplitude dessas pessoas. Não podem ser maiores ou melhores. São no máximo, iguais.

Então se as pessoas estão desmotivadas, descomprometidas e improdutivas, assim será a sua empresa. Nem mais nem menos.

Como será que seus clientes serão tratados? E que imagem eles têm da sua empresa?

Obviamente eles são tratados da mesma forma como as pessoas que trabalham para você se sentem tratadas e por certo estão procurando novo fornecedor para atendê-los.

Portanto, você não tem muita escolha. Ou busca conhecer como anda o Clima Organizacional na sua empresa e faz alguma coisa para melhorá-lo, ou trate de pensar no seu “Aviso Prévio”, pois com certeza você tem pouco tempo de empresa pela frente.

Comentar via Facebook

Comentário(s)